Máscaras Autofiltrantes

2163 

A Betinatexteis produz neste momento uma referência de máscaras autofiltrantes, mas já está a trabalhar num novo design a pensar na sua proteção, sem descurar o conforto.

A BTRFFP2 é uma semi-máscara de proteção autofiltrante certificada, com 5 camadas e estrutura tridimensional para maior conforto, destinada ao uso profissional. Pertence à categoria FFP2 e não é reutilizável!

No contexto da pandemia, as FFP2 são recomendados para uso médico, apesar de serem categorizadas como um EPI e não como Dispositivo Médico. Este tipo de Aparelhos de Proteção Respiratória (FFP2 e FFP3) para serem usados em contexto clínico não precisam de nenhum certificado médico. No entanto têm obrigatoriamente de ostentar a marcação CE e seguir a norma EN 149:2001+A1:2019, como é o caso da nossa máscara.

Consulte aqui o documento disponibilizado pela DGS e fique a conhecer

as principais diferenças entre um EPI e um DM.

REF: BTRFFP2 

O que são Máscaras FFP?

A máscara ou semi-máscara de proteção autofiltrante (FFP) é um equipamentos de proteção individual (EPI) que serve de proteção respiratória e segue Regulamento (UE) 2016/425.

Por sua vez, deve cumprir a norma EN 149:2001+A1:2009. Sendo um EPI é  regulado pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e não pelo INFARMED (caso dos Dispositivos Médicos, como as máscaras cirúrgicas).

 

OBJETIVO: Proteger o profissional da inalação de gotas, mas também de partículas no ar (aerossóis), que podem conter agentes infeciosos.

Existem três categorias de máscaras FFP, em função da sua eficácia (segundo a sua eficácia do filtro e da fuga facial). Podem ser assim distinguidas:

  • As máscaras FFP1 filtram pelo menos 80% dos aerossóis (fuga de ar para o exterior <22%).

  • As máscaras FFP2 filtram pelo menos 94% dos aerossóis (fuga de ar para o exterior  <8%).

  • As máscaras FFP3 filtram pelo menos 99% dos aerossóis (fuga de ar para o exterior  <2%).

Com a publicação da versão de 2009 da norma, a designação de máscara de proteção respiratória passou a ser “máscara com filtro de partículas”. A sigla NR ou R é acrescentada após FFP1, FFP2, FFP3:

  - NR (“não reutilizável”): A utilização da máscara com filtro de partículas é limitada a um dia útil (8 horas). Não é reutilizável.

  - R (“reutilizável”): A máscara com filtro de partículas pode ser utilizada durante mais do que um dia útil. É reutilizável.

Declarações de Conformidade

A Betinatexteis produz EPI's certificados, mais precisamente, Semi-máscaras Autofiltrantes ou Respiradores FFP2 NR. Este tipo de produto, com marcação CE, deve ser acompanhado, a cada lote, de uma declaração de conformidade fornecida pelo fabricante.

Assim, disponibilizamos esta página para que possam consultar a referida declaração.

Basta saber o lote e clicar no botão correspondente para aceder ao documento.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a Marcação CE

A aposição da marcação CE nos equipamentos de proteção individual é estabelecida pela Diretiva 89/686/CEE, de 21 de Dezembro de 1989.

Esta Diretiva é aplicável a todos os dispositivos ou meios destinados a ser envergados ou manejados por uma pessoa individual com vista à sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua saúde bem como a sua segurança.

 

Declaração de Conformidade CE

O fabricante, ou o seu mandatário estabelecido na União Europeia, além de apor a marcação CE no EPI, é obrigado a elaborar uma declaração CE de conformidade quando o equipamento é colocado no mercado. Este documento assegura que o EPI está conforme com o tipo para o qual foi emitido um certificado de exame CE de tipo.

 

EPI's Certificados

rodape compete 2020 c BLL.jpg

orgulhosamente criado em 2020 pela Betinatêxteis